Os americanos falam apenas inglês? – Línguas nos EUA

A resposta curta é …

Bem, o inglês é a principal língua de negócios, operações governamentais e a vida diária para a maioria dos americanos. No entanto, existem alguns pontos interessantes e talvez confusos a serem feitos sobre isso. Por exemplo, os EUA são um dos poucos países sem um idioma oficial. O inglês passa a ser a principal língua em uso por causa da longa história de imigração britânica no início e, posteriormente, a consistente assimilação de outros imigrantes na cultura britânica tornada em americana.

Apesar disso, trinta dos cinquenta estados têm um idioma oficial (inglês), enquanto os demais, assim como na esfera federal, não têm nenhum.

Washington, Rhode Island e Oregon:

  • Política “English Plus”, o que significa que há uma inclusão mais ampla de idiomas disponíveis para uso público e governamental, embora o inglês ainda seja o idioma predominante nesses estados.

O francês tem um status especial na Louisiana, assim como o espanhol no Novo México, mas não são línguas oficiais do estado. Cherokee também tem status oficial nas terras Cherokee dentro de Oklahoma. Outros estados com línguas nativas (pré-coloniais) em status oficial são:

  • Dakota do Sul (Sioux)
  • Havaí (havaiano)
  • Alasca, que tem mais de vinte línguas oficiais além do inglês que não ouso tentar pronunciar.

Muitos estados, como Califórnia, Arizona e Texas, têm políticas que facilitam procedimentos públicos e informações em outros idiomas, como espanhol, tagalo, coreano e assim por diante. E não se esqueça de que a cidade com maior diversidade linguística do mundo está localizada nos Estados Unidos. Nova York pode ter cerca de 800 línguas faladas na cidade, sendo o Queens a zona mais diversa.

Dito isso, é comum pensar em outras línguas como sendo muito populares entre as comunidades de imigrantes. Poucos sabem que o país com a segunda maior população de falantes de espanhol no mundo são os Estados Unidos da América, perdendo apenas pro México. São 53 milhões de falantes de espanhol, ou mais de 16% de todos os norte-americanos.

Quase metade da população das cinco maiores cidades da América não fala inglês em casa.

Em algumas áreas, como Hialeah, Flórida, Leste de Los Angeles, Califórnia e Laredo, Texas, é mais de 90% da população. Em uma cidade grande como Los Angeles sozinha, quase 60% das pessoas falam um idioma diferente do inglês. Essa tendência não se limita apenas a lugares próximos à fronteira. Outros locais em todo o país, como Connecticut e New Jersey (nordeste), Illinois e Michigan (meio-oeste), e Colorado e Nevada (oeste), têm cidades ou condados onde mais de um terço das pessoas falam um idioma diferente do inglês.

Idiomas com mais de um milhão de falantes:

  • Espanhol, chinês, tagalo, vietnamita, árabe, francês e coreano

Isso não inclui falantes de um segundo idioma. O crioulo haitiano e várias línguas do subcontinente indiano também estão em ascensão. Embora o inglês seja de longe o idioma principal nos EUA, existem muitos idiomas falados em todo o país. Então, não se surpreenda se você encontrar alguns americanos que respondem ao seu “Como vai você?” em Gujarati.

E não se esqueça de ler mais no CultSurf! Se você consegue ler em inglês e quer aprender mais, aqui estão algumas Referências:

Os EUA não têm idioma oficial: https://edition.cnn.com/2018/05/20/us/english-us-official-language-trnd/index.html

Gráfico mostrando os idiomas oficiais dos estados: https://en.wikipedia.org/wiki/Template:Official_languages_of_U.S._states_and_territories

Idiomas dos EUA: https://en.wikipedia.org/wiki/Languages_of_the_United_States

Idiomas falados no Alasca: https://statesymbolsusa.org/symbol/alaska/state-language-or-poetry/english#:~:text=Official%20State%20Languages%20of%20Alaska&text=These%20languages%20are%3A, Tlingit% 2C% 20Haida% 2C% 20e% 20Tsimshian.

Idiomas falados na cidade de Nova York: https://www.worldatlas.com/articles/how-many-languages-are-spoken-in-nyc.html

Falantes de espanhol nos EUA: https: //telelanguage.com/spanish-speakers-united-states-infographic/

Diversidade linguística nas cidades dos EUA: https://www.lingualinkdc.net/blog/language-diversity-in-the-top-20-cities-in-the-us

Comunidades dos EUA onde o inglês não é a maioria: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_U.S._communities_where_English_is_not_the_majority_language_spoken_at_home

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s